Shimeji
Brota em pencas, com um chapéu meio achatado, de até 2cm de diâmetro, que varia do cinza clarinho ao marrom-acinzentado. Há também uma variedade de Shimeji branco. De sabor delicado e aroma aprofundado, é excelente para sopas, refogados e pratos de arroz. No Brasil, ganhou adaptações mais pesadas na cozinha, com o uso de manteiga e bacon. E também criações inusitadas por sushimen nacionais. Mas quanto mais ao natural, mais saboroso. Uma boa opção é temperar com sal, um pouquinho de pimenta e vinho branco e levar ao forno num papillote de alumínio. O aroma será inebriante ao abrir o "pacote".
Estudos mostram que o Shimeji ajuda a fortalecer o sistema imunológico, possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e o colesterol ruim, além da ação antitumoral, antinflamatória e antimicrobiana. É também uma boa fonte de lisina e vitamina B1.
Origem: Japão.
Nome científico: Pleurotus Ssp.
Embalagens Safra:
Inteiros, em bandejas com 200g.
Foto cedida pelo Montanhês.
Shimeji Claro
Tem as mesmas características do Shimeji com uma diferença no tamanho, sendo um pouco maior e também um pouco mais rijo. É igualmente aromático e saboroso e ótimo para sopas, refogados e pratos de arroz. Uma ótima opção é desmembrar as pencas grandes em várias unidades e refogar no azeite ou manteiga, com alho e cebola bem picadinhos, e abafar um pouco a wok (ou frigideira) para amaciar mais e formar caldo. Acrescentar salsinha picada e está pronto um belo molhinho para acompanhar uma polenta mole ou generosas fatias de pão.
Origem: Japão.
Nome científico: Pleurotus Ssp.
Embalagens Safra:
Inteiros, em bandejas com 200g e com 500g.
Foto cedida pelo Grupo Urakami
Foto cedida pelo Grupo Urakami
Foto cedida pelo Grupo Urakami.